Comunicaciones - Pósters

https://doi.org/10.37527/2023.73.S1

P146/S3-P19 SAZONALIDADE DA PROMOÇÃO DE ALIMENTOS EM ENCARTES DE SUPERMERCADOS

Ana Carla de Oliveira Lopes1, Prof. Ana Carolina Feldenheimer Da Silva, Prof Alessandra Silva Dias de Oliveira, Prof Flávia dos Santos Barbosa Brito, Erick do Prado Soares, Caroline Camila Moreira

1Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio De Janeiro, Brazil.



Os supermercados são um importante segmento do varejo alimentar, influenciando na aquisição de alimentos. Os encartes, além de um meio de propagação e divulgação de alimentos e ofertas, compõem o ambiente alimentar de informação. A variação sazonal é observada na produção de alimentos in natura, mas sua influência na promoção de alimentos, em especial os Alimentos Ultraprocessados é pouco estudada. Objetivo: analisar a influência da sazonalidade na promoção de alimentos em encartes de cinco redes de supermercados da cidade do Rio de Janeiro - Brasil. Métodos: Estudo observacional e descritivo, com dados de encartes veiculados entre os meses de junho de 2019 a maio de 2020. A sazonalidade foi analisada pela comparação das estações do ano (outono/inverno x primavera/verão) e das datas festivas (São João, Dia dos Pais, Natal, Ano Novo, Carnaval, Páscoa e Dia das Mães). Foi analisada a diferença na promoção de subgrupos de alimentos ultraprocessados segundo a classificação NOVA. Panificados, carnes, refeições prontas, cereais matinais e margarina foram mais promovidos na primavera/verão e guloseimas e laticínios no outono/ inverno. Com relação das datas festivas, os alimentos mais promovidos nas datas festivas foram: no São João: laticínios, molhos, cereais matinais e espessantes; No Dia dos Pais: bebidas, laticínios e molhos; Natal/Ano Novo: panificados, carnes, adoçantes e ingredientes ultraprocessados; Carnaval: cereais matinais; Páscoa: guloseimas e bebidas; e Dia das Mães: laticínios. Conclusão: A alteração no padrão de promoção de alimentos segundo a sazonalidade pode ser mais um fator de estimule estímulo ao consumo de alimentos ultraprocessados.

Palavras chave: sazonalidade da promoção de alimentos, encartes de supermercados. estímulo ao consumo de alimentos ultraprocessados.