https://doi.org/10.37527/2023.73.S1
1Universidade de São Paulo/Food Research Center (FoRC/ CEPID/FAPESP), São Paulo, Brasil, 2Universidade de São Paulo/ Food Research Center (FoRC/CEPID/FAPESP), São Paulo, Brasil, 3Universidade de São Paulo/Food Research Center (FoRC/CEPID/FAPESP), São Paulo, Brasil, 4Universidade de São Paulo/Food Research Center (FoRC/CEPID/FAPESP), São Paulo, Brasil, 5Universidade de São Paulo/Food Research Center (FoRC/CEPID/FAPESP), São Paulo, Brasil.
Antecedentes y objetivo: Ferramentas computacionais têm sido utilizadas na área de nutrição desde os anos de 1960 e buscam auxiliar o nutricionista no cálculo de nutrientes e no planejamento de cardápios, visando o apoio na tomada de decisão. A utilização da informática na execução dessas tarefas disponibiliza ao nutricionista tempo necessário para que desenvolva outras atividades específicas voltadas ao atendimento dos pacientes. Entre as ferramentas, destacam-se os sistemas especialistas (SE) que resolvem problemas de forma parecida com o especialista humano. Essa pesquisa teve como objetivo desenvolver uma ferramenta computacional, para representar a expertise do nutricionista na elaboração de planos alimentares personalizados, utilizando a base de dados Avaliação de Ingestão de Nutrientes da Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA BDAIN), considerando as recomendações nutricionais conforme os ciclos de vida, preferências alimentares e a presença ou não de doenças crônicas não transmissíveis. Métodos: Os passos para o desenvolvimento da ferramenta NutriPersona, uma web application, incluíram: (i) caracterização da consulta em nutrição, (ii) definição do protocolo de atendimento clínico; (iii) definição das informações necessárias ao processo de tomada de decisão para a elaboração do plano alimentar; (iv) composição da base de dados da TBCA BD-AIN; (v) definição das preferências; (vi) adaptação da base de dados TBCA BD-AIN a ser utilizada pela ferramenta; (vii) implementação da ferramenta; (viii) avaliação dos planos alimentares elaborados pela ferramenta computacional. Resultados: A ferramenta NutriPersona foi eficaz em elaborar planos alimentares factíveis, adequados quanto ao ciclo de vida, recomendações nutricionais e preferências alimentares, de acordo com a preferência do paciente, simulando a expertise do nutricionista durante o atendimento clínico. Conclusiones: A ferramenta proposta otimizará o atendimento ao paciente, além de apoiar o nutricionista, quanto à tomada de decisão, que ao receber informações coerentes e rápidas, poderá desenvolver o seu trabalho de maneira mais adequada. Além disso, essa ferramenta pode ser aperfeiçoada, com a inclusão de outros módulos (exames bioquímicos, dados de genotipagem, metabolômica e microbioma), o que permitirá um salto no atendimento nutricional com vistas à aplicação prática da nutrição de precisão.
Palavras-chave: sistema especialista, sistema baseado em conhecimento, informática em nutrição, avaliação da ingestão de nutrientes.