https://doi.org/10.37527/2021.71.S1
1Instituto Nacional De Câncer - Ministério Da Saúde Do Brasil, Rio de Janeiro, Brazil.
Antecedentes e objetivo. O ambiente alimentar organizacional é apontado como importante determinante para a promoção da alimentação adequada e saudável (PAAS). Em 2016, o Ministério da Saúde publicou normativa que dispõe sobre as ações de PAAS nos ambientes de trabalho. Neste contexto, objetivou-se realizar o diagnóstico situacional do ambiente alimentar do Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Métodos. Foram avaliadas oito unidades, sendo quatro hospitais e quatro unidades administrativas. Foi aplicado o instrumento desenvolvido por Messias (2018) com adaptações, composto por um checklist com seis blocos de avaliação (características gerais, infraestrutura para alimentação, serviços de alimentação comercial, máquinas de autosserviço e estabelecimentos comerciais do entorno).
Resultados. Quanto à infraestrutura, todas as unidades possuem copas e/ou refeitórios com equipamentos e mobiliários adequados para que os trabalhadores realizem suas refeições. Os quatro hospitais dispõem de refeitório, porém estes ofertam refeições apenas para residentes e acompanhantes de pacientes internados. Três hospitais possuem cantinas que oferecem sucos, sanduíches, salgados, pão, e também itens de conveniência sendo principalmente alimentos ultraprocessados. Um dos hospitais possui nove máquinas de autosserviço que disponibilizam refrigerantes, outros produtos ultraprocessados e água mineral. No mapeamento do ambiente alimentar do entorno das oito unidades avaliadas, a maioria dos estabelecimentos que oferecem refeições foram classificados como mistos (lanchonete e restaurante), bares e restaurantes.
Conclusão. A realização do diagnóstico situacional do ambiente alimentar organizacional do INCA foi fundamental para demonstrar os desafios e as oportunidades para a PAAS no Instituto considerando, por exemplo, a ampla oferta de alimentos ultraprocessados. Com base nos resultados, fica evidente que diversas estratégias dispostas na n ormativa relacionada à PAAS no INCA ainda precisam ser implementadas, com destaque para oferta exclusiva e variada de alimentos “in natura” e minimamente processados e preparações culinárias de acordo com as recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira.